LogísticaNotícias

Brasil poderia consumir 3,5 vezes mais fertilizantes que EUA, diz Vale

A intensidade do consumo de fertilizantes no Brasil ainda é baixa, afirmou o diretor-executivo de fertilizantes e carvão da Vale, Roger Downey. Ele afirmou que, dado o potencial agrícola do Brasil, a capacidade de consumo de fertilizantes no país poderia superar, inclusive, a dos Estados Unidos. “O Brasil poderia consumir três vezes e meia mais fertilizantes do que os Estados Unidos.”

Downey afirmou que os fertilizantes são uma alavanca para o crescimento econômico. Ele disse que mais de 80% das cargas do produto no Brasil são entregues para cana-de-açúcar, milho, café, algodão e arroz, entre outras culturas agrícolas.

Segundo o executivo, a Vale, por meio da empresa Valor da Logística Integrada (VLI), está investindo para atender o setor.

Downey afirmou ainda que o aumento do contingente populacional no mundo vai impulsionar a demanda por alimentos nas próximas décadas. Ele disse que, segundo projeções, o mundo deve atingir 10 bilhões de habitantes antes de 2050. Esse crescimento será catapultado, afirma, por uma dieta rica em grãos e proteínas.

O Brasil, comenta o executivo, está em situação única. “O país só usa 13% da área [disponível] em agricultura. O potencial de expansão é enorme.”

Downey participa do 15º Congresso Brasileiro de Mineração realizado na Exposibram, em Belo Horizonte (MG).

Valor Econômico, 26/09/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo