Logística

Construção de ferrovia para transporte de fertilizantes na região do Mato Grosso

Mato Grosso deverá ganhar mais uma ferrovia para agilizar o escoamento da produção agrícola nos próximos anos. Uma empresa de logística recebeu autorização para a construção do ramal ferroviário que vai interligar Água Boa a Lucas do Rio Verde. O projeto da empresa prevê que o novo ramal terá 557 quilômetros de extensão, com foco no transporte de cargas como grãos e fertilizantes.

A construção desta ferrovia deverá baratear e agilizar o processo logístico de envio de fertilizantes por todo o Mato Grosso, ajudando o produtor rural desta região.

O contrato de adesão para o projeto de autorização foi assinado entre a empresa e o Ministério da Infraestrutura, ontem. Com o cumprimento desta etapa, a companhia realizará estudos de viabilidade, além de elaborar o projeto conceitual de engenharia para construção do trecho.

Também estão em análise, pelo Ministério, pedidos para construção de ferrovias entre Lucas do Rio Verde a Sinop, Santa Rita do Trivelato a Sinop, Nova Mutum a Campo Novo do Parecis, Bom Jesus do Araguaia a Água Boa e Primavera do Leste a Ribeirão Cascalheira e Sinop a Moraes Almeida (PA).

A previsão é que todo o empreendimento demandará até R$ 11 bilhões e que as obras comecem em 2022, com a primeira etapa da obra concluída em 2025. Estão previstos 730 km de trilhos, facilitando o escoamento da produção de todo o médio-norte mato-grossense.

Sonoticias, 29/11/2021
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo