Logística

Fertilizantes de Belarus são bloqueados para embarques apesar da grande demanda

O presidente russo, Vladimir Putin, lamentou as sanções contra os fertilizantes belarussos, dizendo que suas entregas estão bloqueadas apesar da grande demanda no mundo.

Em uma reunião com o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko em Sochi, Putin disse que a maior necessidade de fertilizantes é observada entre os países em desenvolvimento. Acrescentou que, além da segurança alimentar, gostaria de discutir com Lukashenko a situação da região e a cooperação econômica.

Por sua parte, Lukashenko levantou a questão da mobilização militar parcial na Rússia. Comentando relatos sobre pessoas fugindo do serviço militar, Lukashenko disse que é melhor assim, porque “não haveria uso deles de qualquer maneira”.

O presidente belarusso acrescentou que o futuro da Europa está com a Rússia e Belarus, mas a cooperação deve ser baseada no respeito mútuo. “O futuro da Europa está junto com a Rússia e Belarus, onde eles têm tudo o que precisam. E eles têm o que podemos comprar deles, tecnologia e assim por diante. O que mais eles precisam? Você só precisa tomar decisões responsáveis”, comentou o presidente.

Sobre os fertilizantes, Lukashenko disse ainda, que o Ocidente não permite que os países os comprem da Belarus.

Anadolu Agency, 28/09/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo