Logística

Importação de fertilizantes gera atrasos em portos do Paraná

Os portos do Paraná, um dos principais Estados agrícolas do Brasil, estão movimentando uma quantidade incomum de fertilizantes no momento, de acordo com autoridades portuárias que respondem pelas operações em Paranaguá e Antonina.

A situação é reflexo da aceleração das compras por importadores brasileiros, que temiam que sanções à Belarus e depois à Rússia pudessem reduzir o comércio desses produtos.

O Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes que consome, e compradores brasileiros têm buscado trazer o produto mesmo sem ter onde armazená-los.

Paranaguá, um dos portos mais movimentados do país, tem 18 navios aguardando para descarregar cerca de 600 mil toneladas de fertilizantes de diversas origens, informou a autoridade portuária em comunicado.

A velocidade de descarga de fertilizantes em Paranaguá, que depende de fatores como a estratégia comercial dos importadores, bom clima e disponibilidade de armazenamento, foi desafiada por um aumento no tráfego, 12 dias de chuva em março e espaço de armazenamento limitado.

O porto é atualmente capaz de descarregar uma média de cerca de 40 mil toneladas por dia. O espaço de armazenamento ao redor da área portuária é de propriedade privada.

Os portos do Paraná, incluindo Paranaguá e Antonina, movimentaram 3,068 milhões de toneladas de importações de fertilizantes no primeiro trimestre, um aumento de 26% na comparação anual, e cerca de 31,5% do total de importações de fertilizantes do Brasil, disse a autoridade portuária.

Moneytimes, 19/04/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo