Importação nos portos do Paraná cresce 14% nos cinco primeiros meses de 2024
Os portos do Paraná registraram aumento anual de 14% nas importações nos primeiros cinco meses de 2024, passando de 9,074 milhões de toneladas para 10,336 milhões de toneladas, de acordo com a Portos do Paraná, órgão responsável pela administração dos portos de Paranaguá e Antonina, por onde acontece o escoamento marítimo do estado.
Entre as commodities que mais cresceram no período, destaca-se o trigo, com um aumento de 28% na movimentação. A commodity passou de 134.607 toneladas no ano passado para 171.849 toneladas este ano – o crescimento foi impulsionado principalmente pela baixa qualidade do produto colhido no Brasil na última safra.
Segundo Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos, a melhoria na infraestrutura das malhas ferroviária e rodoviária que chegam até os portos paranaenses deve proporcionar condições ainda mais favoráveis para a movimentação.
“O estado está ampliando a infraestrutura portuária com a maior obra pública do segmento no Brasil, no valor de R$ 600 milhões. Para os próximos sete anos, a expectativa é de investimentos superiores a R$ 10 bilhões na malha rodoviária”, afirmou.
Para o segundo semestre, a expectativa é de crescimento ainda maior por causa da vantagem comercial oferecida pelos portos do Paraná. “O crescimento na importação mostra que temos estrutura e logística eficientes para operar estas cargas e atender a demanda de mercado”, disse Garcia.
A movimentação de fertilizantes teve uma leve queda de 1% no período, totalizando 3,903 milhões de toneladas. Apesar disso, o Paraná continua sendo o principal ponto de entrada do insumo no Brasil, com uma capacidade estática de armazenagem que ultrapassa 3,5 milhões de toneladas de fertilizantes.
Exame, 21/06/2024.