Logística

MAPA realiza fiscalização de fertilizantes no porto de Paranaguá.

Entre os dias 16 e 20 de outubro, o Porto de Paranaguá, um dos principais pontos de entrada de fertilizantes no Brasil, foi alvo de uma intensa ação de fiscalização conduzida por auditores fiscais federais agropecuários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A operação teve como foco a fiscalização da importação, armazenamento e produção de Fertilizantes minerais destinados à agricultura na região.

De acordo com os dados divulgados pelo Mapa, as equipes de fiscalização visitaram 47 estabelecimentos e coletaram 34 amostras representativas de 32 toneladas de fertilizantes, que serão analisadas nos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA). O resultado da operação incluiu a apreensão cautelar de aproximadamente 1.700 toneladas de fertilizantes. Além disso, como medida cautelar, cinco estabelecimentos foram temporariamente suspensos para a realização de ajustes necessários.

As ações de fiscalização são parte das atividades contínuas realizadas em cooperação com a Coordenação Geral de Fertilizantes, Inoculantes e Corretivos (CGFIC), que faz parte do Serviço de Fiscalização de Insumos e Sanidade Vegetal (SISV) dos estados. Elas visam assegurar a qualidade e a eficácia dos produtos, bem como garantir que não representem riscos para a defesa agropecuária ou para a saúde pública.

A força-tarefa envolveu nove auditores fiscais federais agropecuários de cinco estados, com o apoio de servidores técnicos e administrativos da Superintendência Federal da Agricultura (SFA-PR).

Agrolink, 27/10/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo