Logística

Marinha do Brasil fechou preventivamente o acesso aos portos de Itajaí e Navegantes devido a um ciclone subtropical

Mais uma vez, a Marinha do Brasil interditou a navegação no canal de acesso do Complexo Portuário de Itajaí e Navegantes na terça-feira, 17 de maio. Esta é a segunda vez que o canal é fechado preventivamente devido ao mau tempo na região. A última vez foi por causa da chuva.

O canal de acesso foi fechado devido aos fortes ventos que atingiram a região e impossibilitaram a navegação do canal. Um ciclone subtropical atingiu a área e as rajadas de vento podem chegar a 100 km/h.

Sem entradas ou saídas de navios dos portos de Itajaí e Navegantes, importadores e exportadores tentam calcular os prejuízos causados ​​pelas operações paralisadas nas últimas semanas. Devido ao aumento da corrente e do nível das águas do Rio Itajaí-Açu após fortes chuvas, o canal ficou fechado por seis dias.

Segundo Ricardo Amorim, Diretor Geral de Operações Logísticas do Porto de Itajaí, atualmente não é possível falar em valores e perdas. Ainda assim, ele acredita que essa paralisação impacta toda a cadeia produtiva do comércio exterior.

“Fazemos parte de uma cadeia logística e de comércio exterior muito grande. Operações interrompidas trazem prejuízos para exportadores e importadores que não podem vender seus produtos ou receber matérias-primas. Além disso, estamos falando de terminais que não podem operar navios, que passarão a reter cargas demais, já que os navios não estão entrando no porto”, disse.

Sem o livre fluxo de navios, principalmente para os atracados e impossibilitados de sair, a ocupação dos terminais aumenta e as operações se tornam mais complexas.

Fonte: ND Mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo