Logística

Marrocos registra aumento no volume de exportação de fertilizantes em 2023

O Ministério de Equipamentos e Águas do Marrocos indicou que o tráfego nos portos marroquinos ultrapassou a marca de 200 milhões de toneladas em 2023, registrando um aumento de 7,4%.

O ano de 2023 foi o segundo ano consecutivo em que foi registrado aumento no tráfego dos portos marroquinos. Em 2022 os números já haviam apresentado aumento, passando de 195 milhões de toneladas.

Essa alta está associada ao crescimento no volume das exportações do Marrocos, que registrou aumento de 3,5% em 2023, com um volume de 36 milhões de toneladas. Isso se deve, principalmente, ao setor de fertilizantes que apresentou crescimento de 20,5% nas exportações.

Os aumentos surgem, justamente quando o Marrocos continua a investir na expansão de seus principais portos. À exemplo, o porto Tanger Med, tem acesso mundial a quase 180 portos e 70 países nos cinco continentes através dos seus vários operadores marítimos.

Sendo o maior porto marítimo de África e das costas mediterrânicas a norte e a sul, o porto marroquino tornou-se o primeiro porto comercial do continente africano e um ponto de passagem essencial para navios comerciais globais entre a América Latina e alguns dos maiores portos do mundo nas costas do continente asiático.

Morocco World News, 20/02/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo