Logística

Movimentação de carga geral tem alta de 5% nos portos paranaenses

Os Portos do Paraná fecharam o mês de novembro com alta de 5% na movimentação de Carga Geral. Foram 8,6 milhões de toneladas movimentadas no período, contra 8,2 milhões de toneladas no mesmo período do ano passado. A Carga Geral representa mais de 20% do total movimentado pelos portos do Paraná, que fecharam novembro com 42,4 milhões de toneladas de mercadorias exportadas e importadas.

Entre os principais produtos de Carga Geral a granel movimentados, este ano, de janeiro a novembro, estão o açúcar em saca, os veículos, a madeira, o papel e máquinas (equipamentos e peças). Desse,s o que apresentou alta mais significativa, na exportação, foi a madeira. De 5.543 toneladas movimentadas, em 2013, passou para 21.624, este ano: 290% a mais.

Na importação de Carga Geral, os principais destaques são os veículos, produtos siderúrgicos, máquinas (equipamentos e peças), fertilizantes (em saca) e tratores. Entre esses, o maior aumento registrado foi dos fertilizantes. De 749 toneladas movimentadas em bags, de janeiro a novembro de 2013, passou para 5.771 toneladas, este ano; uma alta de 670%.

Conteinerização

No fechamento do período, ainda se destaca a movimentação de contêineres. De janeiro a novembro, este ano, foram 699.729 unidades (TEUs); 3% a mais que a quantidade movimentadas no ano passado (678.290). O que puxou essa alta foi a exportação que, em 2014, foi 8% maior. 

Entre os produtos mais exportados em contêineres estão, respectivamente, os congelados, a madeira, o papel, a soja e o açúcar. Todos, este ano, registraram alta.

Entre os produtos importados em contêineres se destacam, respectivamente, os plásticos e derivados, produtos químicos, máquina (peças e equipamentos), os fertilizantes e os produtos siderúrgicos.

Jornal Dia a Dia, 10/12/2014

Imagem: APPA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo