Logística

Movimentação nos portos e terminais cresce 3,4 no 3º trimestre

Os portos organizados e terminais privados brasileiros movimentaram 245,8 milhões de toneladas brutas no 3º trimestre de 2013, oito milhões de toneladas a mais do que em 2012, o que representou um crescimento de 3,4% em relação ao terceiro trimestre do ano passado.

No 3º trimestre de 2013, foram movimentados 54,1 milhões de toneladas de granéis líquidos, volume 1,8% superior ao montante deste tipo de carga movimentado no mesmo período do ano anterior, e 35,7 milhões de toneladas no segmento de carga geral (carga geral solta + carga geral conteinerizada), o que representou um incremento de 6% em relação ao terceiro trimestre de 2012.

A movimentação de granéis sólidos no terceiro trimestre de 2013 alcançou a marca de 156 milhões de toneladas brutas, representando um crescimento de 3,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.

No segmento de carga geral solta, foram movimentados 10,8 milhões de toneladas de mercadorias, registrando uma redução de 1% em relação ao mesmo período do ano anterior. Já na movimentação de contêineres, foram movimentados 2,2 milhões de TEUs, o que representou um incremento de 4,9% em relação aos mesmo período de 2012. Em termos de peso bruto, a movimentação de contêineres atingiu a marca de 24,8 milhões de toneladas no trimestre.

O destaque entre os principais grupos de mercadorias movimentadas no conjunto das instalações portuárias brasileiras no período foi a soja, que registrou um incremento de 51,7% frente a igual trimestre de 2012, com a movimentação de 4,3 milhões de toneladas. Entre as explicações do bom desempenho da soja no trimestre está a forte demanda chinesa.

A movimentação de minério de ferro, outro destaque entre as mercadorias, apresentou um incremento de 4,7% em relação ao mesmo período de 2012, com um acréscimo de 4,1 milhões de toneladas movimentadas. A China respondeu por 50,2% das vendas externas de minério de ferro brasileiro, no período julho/setembro de 2013.

Entre os principais grupos de mercadorias movimentadas no terceiro trimestre de 2013, as variações negativas no comparativo trimestral foram observadas para o carvão mineral (-22,6%), açúcar (-7,3%), fertilizantes e adubos (-6,8%) e bauxita (-5,5%).

Considerando-se os tipos de navegação, a movimentação de cargas na navegação de longo curso foi responsável por 75,2% do total de cargas movimentadas pelas instalações portuárias no período. Em seguida, ficou a cabotagem, com 20,7%, a navegação interior, com 3,7%, e outros tipos de navegação (apoio portuário e marítimo) com, aproximadamente, 0,4%. Já quanto à movimentação de contêineres, a cabotagem apresentou um crescimento expressivo de 25,2%, seguida pela navegação de longo curso, que apresentou um crescimento de 5,8% no comparativo trimestral.

Produzido pela ANTAQ, o Boletim de Desempenho Portuário do 3º trimestre de 2013, com a íntegra dos resultados da movimentação dos portos e terminais do país, está disponível na página da Agência na internet (www.antaq.gov.br), em “Estatísticas”, “Boletins”, “2013”, “Boletim Portuário correspondente ao 3º Trimestre de movimentação de carga”.

Instalações portuárias

No comparativo do 3º trimestre 2013/2012, os portos organizados apresentaram um melhor desempenho na tonelagem movimentada em relação aos terminais privados. Contudo, os TUPs foram responsáveis pela maior parte da movimentação das cargas no período, com 62,6%, contra 37,4% dos portos organizados.

No 3º trimestre de 2013, os portos organizados movimentaram 92 milhões de toneladas de carga bruta, registrando expansão de 5,9% em relação a igual trimestre de 2012. Destacaram-se, os portos de Itaguaí, que registrou um incremento de 1,8 milhões de toneladas, Santos, com 1,5 milhões de toneladas, e Rio Grande, com 1,2 milhões de toneladas.

Os portos de Itaqui e Vila do Conde, por sua vez, apresentaram queda na sua movimentação no comparativo entre o terceiro trimestre de 2013 e igual período de 2012, registrando redução na movimentação de 0,5 milhões e 0,4 milhões de toneladas, respectivamente.

“Em parte, o desempenho dos principais portos é reflexo das oscilações, positivas e negativas, dos mercados de algumas mercadorias, cujas participações são expressivas em determinados portos”, explicou o gerente de Estudos e Desempenho Portuário da ANTAQ, Fernando Serra.

Dentre os dez principais portos organizados, o Porto de Santos destacou-se na primeira posição, ao movimentar 27,6 milhões de toneladas no terceiro trimestre de 2013. O crescimento da movimentação de soja (57,7%), de combustíveis e óleos minerais (25,3%) e de contêineres (5,3%) contribuiu para esse resultado.

Já os terminais privados movimentaram 153,8 milhões de toneladas brutas no terceiro trimestre de 2013, o que representou um crescimento de 1,9% frente ao mesmo período de 2012. Os dez principais terminais concentraram 72,7% das cargas movimentadas nos terminais privados.

Os terminais que movimentaram a maior quantidade de cargas no terceiro trimestre de 2013 foram CVRD Tubarão, Ponta da Madeira, Almirante Barroso, MBR, Almirante Maximiano da Fonseca e Madre de Deus, sendo as principais cargas movimentadas pelos TUPs minério de ferro, combustíveis e óleos minerais, bauxita, soja, carvão mineral e produtos siderúrgicos.

Fonte: Antaq, 16/12/2013

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo