AnálisesConteúdos PrópriosLogística

Novo terminal de fertilizantes em Santos – Globalfert

O novo terminal será instalado em Santos, com o intuito de transportar fertilizantes, incluindo o Nitrato de Amônio.
Atualmente o local é ocupado por um terminal multicargas e, após o anúncio acabou gerando algumas controvérsias.

As principais questões envolvem o transporte de Nitrato de Amônio para fertilizantes, produto similar ao que gerou o acidente no Líbano em agosto de 2020 onde um terminal contendo cerca de 3 mil toneladas de Nitrato de Amônio explodiu, deixando 200 mortos.

Em entrevista com a Record TV, Bruno Stupello, diretor de desenvolvimento e regulação do terminal, disse que o transporte de Nitrato de Amônio já ocorre na margem esquerda do Porto de Santos, seguindo as normas de segurança, e sem registros de acidentes até o momento.

Os investimentos, da ordem de 660 milhões de reais, trarão 5 milhões de toneladas de capacidade de fertilizantes a mais com o comparativo atual, que ajudarão a atender melhor o segmento de fertilizantes nacionais.

O Ministério da Infraestrutura afirma que a mudança trará mais segurança e eficiência ao Porto, uma vez que este novo terminal possibilitará que o transporte interno de carga seja feito pelo molde ferroviário, contribuindo para a diminuição do número de caminhões nas proximidades.

Atualmente o leilão da área está em consulta pública e os investimentos deverão iniciar a partir de 2023.

Globalfert, 07/01/2022

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo