Logística

NTK da Rússia registra aumento no transporte ferroviário de fertilizantes em 2023

A Empresa Nacional de Transportes da Rússia, NTK, aumentou o transporte ferroviário de fertilizantes minerais em 16% em 2023. O volume total de fertilizantes minerais dos principais produtores russos transportados pela Empresa registrou alta de 9,2 milhões de toneladas no final de 2023.

Em 2023, a NTK organizou mais de 128 mil embarques de vagões minerais para entrega de fertilizantes de locais de produção de empresas como EuroChem e PhosAgro aos portos marítimos para exportação.

No ano passado, os terminais especializados da empresa movimentaram cerca de 4 milhões de toneladas de fertilizantes minerais.

Em particular, o volume de negócios de carga do terminal graneleiro de Murmansk em 2023 aumentou 2,9%, para 4,9 milhões de toneladas, das quais o transbordo de fertilizantes aumentou 2,21 milhões de toneladas.

O movimento de cargas do terminal graneleiro de Tuapse, especializado exclusivamente em fertilizantes, aumentou 14,8% no ano passado e atingiu mais de 1,7 milhão de toneladas.

Também está em andamento a construção de um terminal especializado para transbordo de fertilizantes minerais em Ust-Luga. No final de janeiro, o empreendimento recebeu autorização para ingressar na infraestrutura ferroviária pública. Após o comissionamento, o terminal poderá movimentar todos os três tipos de fertilizantes, fosfatados, potássicos e nitrogenados.

A expectativa, é que a inauguração do terminal em 2025 eleve a presença dos produtores russos de fertilizantes no mercado mundial.

NTK, 30/01/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo