Obras do novo acesso viário ao Porto começam ainda este mês
A construção da nova via de acesso à Margem Esquerda do Porto de Santos, em Guarujá, começará este mês. A medida foi anunciada pela prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito, durante visita à feira Intermodal South America, na Capital. A nova rua, patrocinada pelos próprios terminais da região, servirá para desafogar a Rua Idalino Pinês (Rua do Adubo) – atualmente, a única via para essa parte do complexo portuário santista.
“Assinamos na segunda-feira com todos os terminais. As obras deverão começar ainda este mês”, adiantou a prefeita. A expectativa é de que o empreendimento, avaliado em R$ 1,5 milhão e que será realizada no mesmo traçado da Fase 2 da Avenida Perimetral de Guarujá, seja entregue em até 90 dias – se as condições climáticas ajudarem.
A pista terá de três a quatro faixas e ligará a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (principal acesso à Margem Esquerda) à Avenida Santos Dumont (onde estão os terminais). Será uma alternativa à Rua do Adubo, hoje a única ligação permitida para veículos de carga entre a estrada e a avenida.
A nova via será responsável, segundo estimativas, por retirar 25% do tráfego de caminhões da Rua do Adubo. A intenção é que o novo acesso seja preferencial a caminhões que transportam granéis (líquidos e sólidos) e aos veículos com destino aos terminais nas proximidades dos terminais de Granéis de Guarujá (TGG) e Marítimo de Guarujá (Termag).
A nova via terá 600 metros de comprimento e 50 metros de largura. Cerca de 40% do terreno onde ela será construída pertencem à Dow Química. O restante é de propriedade do Grupo Fassina. As duas empresas receberão cerca de R$ 70 mil de aluguel mensal, custeado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária.
A Intermodal, onde a prefeita estava ao anunciar a obra, teve início na última terça-feira e termina ainda nesta quinta-feira. Segunda maior feira de logística e transporte de cargas do mundo, ela é realizada no Transamérica Expo Center, no bairro paulistano de Santo Amaro.
A Tribuna, 03/04/2014



