Logística

Porto da Capital movimenta 14 mil toneladas de insumos

O navio Lizard Point atracou no Cais Navegantes, no Porto de Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (18), com 5,36 mil toneladas de insumos para a produção de fertilizantes. O trabalho de descarga do produto nesta tarde acontece simultaneamente ao do navio Just Fitz III, que chegou na Capital nesse domingo (17), com 8,5 mil toneladas de uréia. 

De acordo com o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, os meses de novembro e dezembro se caracterizam pela redução no movimento de cargas no Porto de Porto Alegre. “Somos um porto de operação sazonal, com um fluxo de navios e cargas que se acentuam entre os meses de abril a outubro. Mesmo com essas características, podemos destacar a movimentação de cargueiros em nosso porto durante o ano de 2013”, disse. 

Obelar explicou que, no ano passado, a movimentação atingiu 904 mil toneladas de cargas descarregadas em Porto Alegre, com uma média de 11 navios por mês atracando junto ao Porto público. “Este ano devemos nos aproximar de 1 milhão de toneladas, com uma média de 18 navios/mês”, avalia. 

Navios 

Estão em operação no Cais Navegantes os navios Lizard Point, que tem bandeira do Panamá. Construído em 2005, conta com uma estrutura de 169 metros de comprimento e 27 de largura. A carga composta de fosfato monoamônico e superfosfato triplo é originária do porto de Jorf Lasfar, no Marrocos.

Já o mercante Just Fitz III, tem bandeira registrada nas Ilhas Marshall. Sua construção é datada de 2010, com uma estrutura de 180 metros de comprimento por 30 metros de largura. O graneleiro que tem apenas três anos de uso trouxe carga do Porto de All Ruwais, nos Emirados Árabes. 

Governo do Rio Grande do Sul, 18/11/2013

Imagem: Cristiane Franco

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo