Logística

Porto de Paranaguá recebe R$ 394 milhões para dragagem

As obras de dragagem de aprofundamento do Porto de Paranaguá estão completando 15 dias e os trabalhos estão focados, nesta primeira fase, na retirada de sedimentos da entrada do canal que dá acesso aos portos paranaenses, o Canal da Galheta. 

Para o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, esta obra de dragagem consolidará em definitivo o Porto de Paranaguá como o porto concentrador de cargas do Atlântico Sul. “Reconhecemos o esforço do Ministro dos Transportes Maurício Quintella na destinação destes recursos do Governo Federal aos Portos do Paraná e que há 22 anos não recebiam investimentos federais”, declarou Richa Filho.

Fases – O diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, explica que a dragagem ocorrerá em três áreas que permitem o acesso de navios numa extensão de, aproximadamente, 45 quilômetros.

“Ao todo, serão dragados 14,2 milhões de metros cúbicos de areia, quantidade suficiente para encher 15 estádios de futebol como o Maracanã”, conta Dividino. Todo o processo de obtenção do licenciamento ambiental junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis foi conduzido pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). Até segunda quinzena de março será concluída a primeira etapa da dragagem, que teve início no dia 13 de fevereiro.

Aumento da produtividade – Com o aumento da profundidade em 1,5 metro nos berços, cada navio que atraca no Porto de Paranaguá poderá embarcar até 10,5 mil toneladas a mais. Já no terminal de contêineres, o ganho será na possibilidade de carregar a até 1.050 contêineres por navio.

Há 20 anos o Porto de Paranaguá não passava por dragagem de aprofundamento. A obra que está sendo executada foi contratada pelo Ministério dos Transportes e está sendo feita pela empresa DTA Engenharia, ganhadora da licitação. O investimento é de R$ 394 milhões e o prazo de execução é de 11 meses.

 

Portal DBO, 03/03/2017

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo