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Porto de São Francisco do Sul tem novo presidente

O advogado Cleverton Elias Vieira foi nomeado pelo governador Jorginho Mello para ser o novo presidente do Porto de São Francisco do Sul. O nome foi aprovado nesta quarta-feira, 25, pelo Conselho de Administração do Porto.

Vieira, de 44 anos, atua há 10 no setor portuário, tem mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e curso de administradores para Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista de Santa Catarina, pela Fundação Escola de Governo (ENA).

Advogado concursado da SC Participações e Parcerias S.A (SCPar) desde 2008, ele já ocupou a presidência do Porto de São Francisco entre agosto de 2021 e maio de 2022. Antes, exerceu o cargo de diretor jurídico do Porto de Imbituba (2013-2016).

O novo presidente disse que a prioridade inicial é acelerar os investimentos na infraestrutura terrestre e aquaviária, assegurando condições que viabilizem o aumento no volume de cargas movimentadas. “A modernização da nossa estrutura portuária permitirá otimizar o escoamento da produção dos grãos catarinenses e a recepção de fertilizantes e material siderúrgico, resultando em melhorias para toda a cadeia produtiva”, afirmou Vieira.

A construção de um novo berço de atracação de navios também está na mira de Cleverton Vieira. Com expectativa de lançamento da licitação de arrendamento em 2023, o 401 será o oitavo berço no Porto de São Francisco e deverá atender a diferentes tipos de cargas.
Ao mesmo tempo, ele pretende dar celeridade à obra de dragagem para alargamento do canal de acesso ao Porto, oferecendo melhores condições operacionais, com a possibilidade de recepção de embarcações de maior porte.

Para agilizar a entrada e saída de caminhões na área portuária, o Porto de São Francisco avançará para concluir a implantação dos sistemas de controle solicitados pela Receita Federal para a abertura do novo acesso, já construído. A previsão é que as três novas balanças, nesse moderno gate, sejam autorizadas a funcionar ainda no primeiro semestre deste ano.

Hoje, com duas balanças, o Porto tem um fluxo médio de 500 caminhões por dia, equivalente a 1 mil movimentos (contando entrada e saída do veículo). Com cinco balanças será possível atender até 1,5 mil caminhões por dia, chegando a 3 mil movimentos.

JDV, 25/01/2023.

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