Logística

Porto do Rio Grande bate recorde no 1º semestre

O Porto do Rio Grande conquistou uma grande marca no 1º semestre deste ano. Foram mais de 17 milhões de toneladas movimentadas entre granéis sólidos, líquidos e carga geral. Novos mercados aparecem de forma crescente quando comparado ao ano de 2013. Neste ano, a China segue sendo o principal consumidor da produção gaúcha de grãos.

“O processo é bom. Nós nos preparamos na questão logística e estamos conseguindo dialogar com os novos mercados”, afirma o superintendente do Porto do Rio Grande, Dirceu Lopes. O porto rio-grandino mantém relações de comércio com 63 países. “Até o final do ano iremos chegar aos 35 milhões de toneladas. Por enquanto estamos com a melhor média história do primeiro semestre entre 2006 e 2014”, afirma. O Porto do Rio Grande através de seus terminais privados e a estrutura pública movimento 17.991.160 toneladas.

“Mantemos vias regulares para todos os portos do mundo. Mesmo os países que diminuíram suas margens tiveram uma regularidade de negócios”, afirma Lopes. Entre os países que se destacaram está a Rússia, que teve crescimento de 412% em volume negociado. Crescimento vinculado, principalmente, a cloretos, fosfatos e NPK. Até o momento já foram mais de 258.475 toneladas. Em 2013 foram registrados apenas 40.758 toneladas de adubos e fertilizantes.

A China continua sendo um dos maiores compradores dos produtos que partem do Porto do Rio Grande. “O mercado chinês levou 47% da exportação de 2014. A China precisa comprar os produtos e com eles não teremos problemas pelos próximos 20 ou 30 anos”, informa o superintendente. Por produtos exportados, a soja representa o maior volume: foram 4.975.296 toneladas, seguida pelo milho com 1.061.501. Na importação destacam-se os insumos de fertilizantes com 2.031.443.

A Argentina teve queda de 3% em volume importado, visto que no primeiro semestre de 2013 foram desembarcados no porto do Rio Grande um total de 275.782 toneladas. Entre os produtos negociados estão: veículos, uréia, trigo, metanol/álcool metílico, naftas, etc. “Os carros diminuíram bastante em função da Argentina, mas assim que eles resolverem as negociações deles deve ser retomado com maior intensidade”, conclui Lopes.

Na movimentação geral, o granel sólido representa o maior volume: 11.813.850 de toneladas. As cargas gerais somam 4.019.238 de toneladas e os granéis líquidos chegam a marca de 2.158.071 de toneladas. O somatório das operações (carga, descarga, transbordos, operação intermediária, transferências e trânsito rodoviário), cresceu 8,4% no primeiro semestre deste ano, quando comparado a igual período de 2013.

Diário Popular, 28/07/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo