Porto finlandês de Kotka continua sendo o principal receptor de fertilizantes da Rússia

Fertilizantes russos são entregues diariamente à Finlândia através do posto de controle ferroviário de Vainikkala até o porto conjunto de Hamina-Kotka.
No ano passado, cerca de 2,1 milhões de toneladas de fertilizantes russos foram transportadas do porto de Kotka, o que é comparável ao nível de 2020. O porto finlandês de Hamina-Kotka recebe cargas russas principalmente para embarque para o Norte da África e América Latina.
O descarregamento de fertilizantes no porto é realizado pela empresa finlandesa Rauanheimo e pela empresa russa Fertilog, que é uma grande contribuinte e empregadora em Kotka. Segundo a Fertilog, nos últimos 15 anos de operação no porto, os investimentos da empresa ultrapassaram 80 milhões de euros e, em 2020, representaram até 10% do movimento de cargas do porto.
De acordo com estatísticas do porto de Kotka, a chegada de fertilizantes atingiu o pico em 2023, quando 2,6 milhões de toneladas de fertilizantes passaram pelo porto. Em 2022, o número foi de 2,4 milhões de toneladas, em 2021 2,3 milhões de toneladas e em 2020, 2,1 milhões de toneladas.
O principal fornecedor de fertilizantes é a empresa russa PhosAgro, e os fertilizantes são entregues à Finlândia pela fábrica da empresa localizada na cidade de Volkhov, na região de Leningrado. Além da Finlândia, a Rússia também exporta fertilizantes pela Estônia e outros países bálticos.
Mesmo com as sanções, a Finlândia não parou de importar fertilizantes da Rússia e, para isso, manteve aberta a passagem ferroviária de Vainikkala, na fronteira com a Federação Russa, embora todos os outros pontos de passagem de fronteira estejam fechados desde novembro de 2023.
DP Business Press, 11/02/2025.