Logística

Prefeitura apoia a primeira operação de importação de fertilizante realizada através do Porto de Santarém

No último sábado (11) foi realizada a primeira operação de importação de fertilizante a granel, desembarcado no Porto de Santarém, através do navio Bulk Atacama. Foram desembarcadas nove mil toneladas do produto, de um total de 49 mil toneladas. De acordo com o secretário de Planejamento e Desenvolvimento, Valdir Matias Jr., a Prefeitura apoiou a operação, fornecendo suporte para a logística de transporte, armazenagem, atracação, embarque e desembarque no porto, e ajudando, também, em todo o processo burocrático de ações junto à Companhia Docas do Pará, Capitania dos Portos e a Secretaria Nacional de Portos.

O titular da SEMDE explicou que o processo de desembarque do fertilizante respeitou todos os trâmites referentes à legislação ambiental. Segundo Valdir, o Município tem interesse em apoiar esse tipo de operação, pois fomenta a economia.

“Isso significa investimentos para a cidade, investimentos para a região, além de injeção direta de recursos para nossa economia, desde a praticagem, do serviço do operador portuário, do serviço do agente marítimo, do serviço específico de atracadores e estivadores”, observa o secretário.

O secretário informou que já se planeja atrair investimentos para que Santarém possa contar com uma indústria de misturador dos fertilizantes para a produção do adubo. “Isso será benéfico, pois o adubo será produzido em Santarém, já que hoje ele está sendo misturado e produzido no Mato Grosso. Assim fica muito mais perto levar a matéria-prima pelo Porto de Santarém”, ressalta o secretário.

A previsão de chegada do próximo navio está agendada para o dia 26/10, com 30 mil toneladas.

Prefeitura de Santarém, 13/10/14

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo