LogísticaNegócios

Retorno da navegação comercial no São Francisco é discutida em reunião

Com foco na retomada da navegação comercial do Rio São Francisco, será realizada em Petrolina, no Sertão de pernambuco, na sexta-feira (1º) uma reunião participativa para apresentar um Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA). O encontro vai acontecer, às 9h, em um hotel da cidade e é voltado a pesquisadores, produtores de grãos e minérios, transportadores logísticos e a sociedade civil.

De acordo com o superintendente da Administração da Hidrovia do São Francisco (AHSFRA), Luiz Felipe de Carvalho, os estudos desenvolvidos visam contribuir para o revigoramento do rio. “As pesquisas já começaram a ser realizadas e a previsão é que em abril de 2015 estejam concluídas. Esperamos que sejam apontadas ferramentas para que o São Francisco volte a ter uma navegação pungente”, conta.

O estudo que está sendo feito propõe vários cenários e a inserção do modal hidroviário “Queremos retomar a utilização do rio nos corredores de transporte. A pesquisa vai apresentar o que é preciso fazer para alcançar a viabilidade econômica com a navegação e transportar milho, soja, fertilizantes, entre outros produtos”, explica.

A pesquisa é desenvolvida pelo consórcio Dzeta Hidrotopo Ebei e o encontro contará com representantes da AHSFRA e da Companhia Docas do Maranhão (Codomar).

G1, 31/07/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo