Logística

TCP reforça atuação na cadeia logística

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) está reforçando sua atuação como prestador de serviços na cadeia logística. A companhia, que já trabalhava em três bases intermodais no interior do estado, assumiu em agosto a gestão de uma unidade em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, e ainda neste ano começa a operar mais uma, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Para 2015, o plano é acrescentar duas bases à lista, uma no Norte Pioneiro e outra no Noroeste.

As operações são tocadas pela subsidiária TCP Log, responsável pela estratégia do TCP de atuar além dos portões do Porto de Paranaguá. Dos 785 mil TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) que o terminal marítimo deve movimentar em 2014, 142 mil TEUs, ou 18% do total, terão passado também pelas mãos do TCP Log. “A política do TCP é oferecer uma solução integrada de logística, atuando em suas regiões de influência com bases intermodais, em todas elas com a alternativa ferroviária”, explica Juarez Moraes e Silva, diretor-superintendente comercial do TCP.

Na base de Araucária, que pertence ao grupo belga Van Moer, o TCP Log oferece serviços de armazenagem, carregamento e descarregamento de produtos a granel, paletizados ou em contêineres, além do transporte em direção ao Porto de Paranaguá. Hoje ela trabalha apenas com cargas rodoviárias, mas até o fim de dezembro começa a operar também com ferroviárias, em parceria com a Brado Logística.

Segundo Moraes e Silva, a estrutura atende empresas das regiões Sul e Sudoeste do Paraná, movimentando principalmente cargas de exportação de cerâmicas, porcelanatos e produtos florestais. Em sentido oposto, a unidade também vai consolidar carregamentos de importados, como fertilizantes, produtos de madeira e autopeças. A perspectiva é de que em 2015 essa base seja responsável por 5% das operações do TCP Log.

Criada em 2011, a subsidiária faz a gestão operacional de uma base em Ponta Grossa e é responsável pelos serviços de integração nas bases da Brado em Cambé (Norte do Paraná) e da Cotriguaçu em Cascavel (Oeste). “Todas essas bases funcionam para exportação, e a até o fim deste ano também começam a atender às importações”, diz o diretor.

R$ 365 milhões foi o valor investido pelo TCP em Paranaguá nos últimos três anos, desde que a norte-americana Advent International comprou 50% da empresa. Ampliado e modernizado, o terminal movimentou 753 mil TEUs em 2013, e deve fechar 2014 com 785 mil TEUs.

R$ 1 bilhão é quanto o TCP planeja investir em Paranaguá nos próximos 35 anos, em troca da prorrogação de seu arrendamento no porto, que, em vez de terminar em 2024, venceria em 2049. A proposta, aprovada na Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), está em análise na Secretaria Especial de Portos (SEP).

Gazeta do Povo, 30/11/2014

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