Mercado

5º Workshop Brasileiro de Fertilizante traz perspectivas para o mercado e soluções para o aumento de produtividade

Aconteceu nos dias 7, 8 e 9 de junho/17, o 5º Workshop Brasileiro de Fertilizante no Centro de Cultura José Maria Barra, em Uberaba/MG.

O evento teve como objetivo promover o debate sobre os desafios atuais e futuros da indústria de fertilizantes integrando a academia e a indústria.

O futuro do fosfogesso foi o primeiro assunto abordado com a apresentação do Thiago Drumond da CMOC, antiga Anglo American. A venda do produto está superando a produção e possivelmente em 20 ou 30 anos as reservas do resíduo obtido a partir da produção de ácido fosfórico podem acabar.

Além disso, foram discutidos temas sobre a regulamentação de fertilizantes com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário do MAPA, Hideraldo Coelho, soluções e novas tecnologias para mistura e produção da matéria prima com o Alexandre Camolese da Yargus, Rogério Ruiz da Jenike, Stefan Bremer da Koppern e Caio Raineri da Solex  e sobre aditivos e revestimento da superfície dos fertilizantes com micronutrientes com o Antônio Augusto de Moraes da Adfert.

Foram debatidos também conceitos agronômicos com o Professor Dr. Gaspar Korndorfer da UFU, Marco Antônio Goes de Araújo, Gerente de Desenvolvimento de Mercado, Inovação e Assistência Técnica da Vale Fertilizantes e com o Dr Luis I. Prochnow, Diretor do IPNI, como por exemplo, a importância do enxofre na produção agrícola, o aumento de produtividade constatado com o uso de fertilizantes organominerais  e estratégias de adubação.

O cenário econômico atual, o panorama do mercado brasileiro de fertilizantes e as perspectivas e novos rumos da agricultura no Brasil e no mundo foram conteúdos abordados pelo Guilherme Veloso Leão da FIEMG, Professor Dr. Luiz Roberto Guilherme da UFLA e pelo Professor Dr. Godofredo Cesar Vitti da USP – Esalq. 

Segundo a avaliação do Presidente da Comissão Executiva, Felipe Carvalho, o evento foi muito positivo, visto que trouxe um conteúdo bastante rico tanto para indústria como para os pesquisadores (academia). Nesta edição, houve um aumento do número de pessoas que participaram como ouvintes e também dos expositores de trabalho, além disso a infraestrutura melhorou em relação aos eventos anteriores.

 

Equipe GlobalFert, 12/06/2017

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo