Mercado

A União Europeia flexibiliza sanções em fertilizantes contra Rússia

Embora as autoridades da União Europeia tenham estabelecido a proibição da importação de fertilizantes minerais da Rússia a partir de 8 de abril, algumas compras serão permitidas.

Como decorre de sua decisão, o quinto pacote de sanções estará em vigor apenas a partir de 10 de julho deste ano, no entanto, a importação é permitida apenas sob contratos celebrados antes de 9 de abril para fornecimento de fertilizantes minerais produzidos na Rússia.

A cota de cloreto de potássio será de 837,57 mil toneladas, para fertilizantes complexos (contendo potássio) — quase 1,578 milhão de toneladas. As quotas podem ser ajustadas pela Comissão Europeia.

“Nada é de surpreender que a UE tenha permitido a importação de fertilizantes minerais logo após sua restrição. A indústria química europeia está em estagnação devido aos altos preços do gás natural. No entanto, mesmo antes da crise, a UE não conseguia satisfazer plenamente a sua procura de todos os tipos de fertilizantes minerais necessários aos seus agricultores e os volumes em falta eram fornecidos pela Rússia”, comentou o serviço de informação e análise do Fertilizer Daily. “As autoridades da União Europeia foram obrigadas a flexibilizar as sanções para evitar uma crise na agricultura, já sofrendo com o alto custo dos fertilizantes minerais.”

Fertilizerdaily, 13/04/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo