Mercado

Dangote Group afirma receber encomendas massivas de ureia da UE

Em março, o homem mais rico da África, Aliko Dangote, abriu uma fábrica de fertilizantes de ureia e amônia de US$ 2,5 bilhões na Nigéria, encomendada pelo presidente do país, Muhammadu Buhari.

O presidente e CEO do Dangote Group, o maior produtor de cimento do continente, diz que a nova fábrica de fertilizantes, que já iniciou a produção, pode levar a Nigéria a ganhar cerca de US $ 5 bilhões em receitas de exportação.

“Estamos a receber uma grande procura de todo o mundo com encomendas massivas da União Europeia”, diz o empresário bilionário, que também está a abrir uma refinaria de petróleo, que deverá ser a maior de África com capacidade para produzir 650.000 barris por dia, até no terceiro trimestre de 2022.

A guerra na Ucrânia e as sanções contra a Rússia, o maior exportador mundial de fertilizantes, significaram a interrupção das cadeias globais de fornecimento e isso aumentou o preço dos fertilizantes para os pequenos agricultores da África. Os fertilizantes fornecem nutrientes saudáveis ​​para as plantações e especialistas dizem que o atual impasse pode sufocar o crescimento agrícola e levar à fome no continente.

Nitrogênio, potássio e fosfato que são importantes para a fabricação de fertilizantes também vêm da Rússia e da Ucrânia. A posição de liderança dos países decorre também de sua influência no ecossistema de gás. Os fertilizantes são um subproduto da amônia criada ao misturar nitrogênio e gás hidrogênio.

A fábrica de fertilizantes da Dangote, localizada na Zona Franca de Lekki, Lagos, ocupa 500 hectares (mais de 1.200 acres) de terra com capacidade para produzir três milhões de toneladas métricas de ureia anualmente. O site do Grupo Dangote cita a planta como o maior complexo de fertilizantes de ureia granulada da África.

A refinaria de petróleo, também no mesmo local, terá 1.100 km de infraestrutura de dutos submarinos para lidar com 3 bilhões de pés cúbicos padrão (SCF) de gás por dia produzido para uso comercial.

A Nigéria luta há anos para diversificar sua economia da dependência do petróleo para outros setores de valor agregado. O ex-ministro da agricultura e presidente do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Akinwumi Adesina, afirmou a necessidade da Nigéria de diversificar sua base de exportação para um produto de mercado de alto valor que buscará a criação de riqueza e manufatura de valor agregado.

O comissionamento da fábrica de fertilizantes pelo Grupo Dangote deverá impulsionar o investimento no setor e, esperamos, levar à autossuficiência na produção de alimentos para o continente.

Fonte: Forbes África

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo