Mercado

Análise do mercado de fertilizantes pela Nutrien

A canadense Nutrien, considerada a maior produtora de potássio do mundo, espera uma escassez ainda maior no mercado de fertilizantes de nitrogênio e potássio devido à continuação da operação militar especial da Rússia na Ucrânia. Essas considerações foram compartilhadas pelo presidente interino Ken Seitz (Ken Seitz), que liderou a Nutrien em janeiro deste ano após a inesperada renúncia de Mayo Schmidt (Mayo Schmidt).

Segundo ele, a Nutrien está pronta para aumentar a oferta de potássio em caso de problemas de longo prazo com as exportações da Rússia e da Bielorrússia (ambos os países estão entre os três maiores fornecedores de potássio do mundo).

Em 2022, a Nutrien pretende entregar um recorde de 14,3 milhões de toneladas de cloreto de potássio, para o qual a empresa terá que utilizar ao máximo sua capacidade. Ken Seitz também não descarta o possível fechamento de fábricas na Rússia. Enquanto isso, em dezembro do ano passado, após um salto nos preços das safras e uma recuperação na demanda do mercado, os preços spot mundiais de potássio atingiram uma alta de 13 anos, totalizando cerca de US$ 650 por tonelada.

A Nutrien também teme que a operação militar especial da Rússia na Ucrânia prejudique as exportações russas de fertilizantes nitrogenados e cause um aumento acentuado no preço do gás natural (um componente chave na produção de agroquímicos nitrogenados).

De acordo com Joel Jackson, do Banco de Montreal, os altos preços do gás natural na Europa continuarão altos, o que provavelmente levará a novos fechamentos de plantas químicas e incertezas sobre o fornecimento russo. Nesse caso, a Nutrien pode enviar de 10,8 a 11,3 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados para o mercado global. No entanto, mais interrupções no fornecimento podem forçar os países da União Europeia a suspender ou encerrar operações de uso intensivo de energia, como fábricas de fertilizantes nitrogenados.

Na semana passada, os preços do petróleo e do gás natural na Europa subiram muito mais do que na América do Norte, à medida que a União Europeia tenta isolar sua economia do gás russo. Por exemplo, na quarta-feira passada, o preço do petróleo Brent de referência atingiu US$ 113 por barril, o maior desde junho de 2014.

Fertilizerdaily, 07/03/2022
Fonte da imagem: Nutrien

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo