Mercado

Atlas Agro e CELA buscam parceiros para projeto de R$4,5 bi de fertilizante verde

A empresa de fertilizantes Atlas Agro contratou a consultoria Clean Energy Latin America (CELA) para encontrar parceiros para a construção de uma planta verticalizada de produção de hidrogênio e fertilizantes verdes no Brasil, um projeto que deve exigir cerca de 4,5 bilhões de reais em investimentos.

A parceria com a CELA, que já assessorou negócios envolvendo mais de 50 bilhões de reais em aportes no setor de renováveis, prevê a prospecção de potenciais investidores no empreendimento e de fornecedores de energia para atender a unidade.

A fábrica da Atlas Agro, a ser construída em Uberaba (MG), terá uma capacidade de produção de 500 mil toneladas por ano de fertilizantes para consumo no Brasil, que importa mais de 80% de suas necessidades do insumo.

Para garantir uma produção “verde” de hidrogênio, amônia e nitrogenado, o empreendimento deverá consumir elevados volumes de energia renovável, girando em torno de 285 megawatts (MW) médios, explicou a CEO da CELA, Camila Ramos.

A empresa prevê iniciar as obras da planta de Uberaba em 2024, com conclusão prevista para meados de 2027, e tem planos de construir de sete a nove plantas de fertilizantes nitrogenados verdes no Brasil.

Terra, 27/04/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo