Mercado

Atlas Agro irá beneficiar região que consome mais de 2 milhões de fertilizantes nitrogenados

A unidade terá capacidade para produzir de 500 mil a 550 mil toneladas de fertilizantes por ano e a expectativa é a de que comece a operar em 2028. Atualmente, o grupo também negocia com seis empresas o fornecimento de energia para a planta, que terá consumo de 2,5 gigawatts-hora (GWh) por ano.

Segundo o diretor de operações da Atlas Agro no Brasil, Rodrigo Santana, a unidade será instalada no local onde a Petrobras começou a construção de uma planta de fertilizante nitrogenado, mas paralisou o projeto em 2014, em meio à Operação Lava Jato. O projeto da estatal foi interrompido com mais de 80% das obras executadas.

O terreno foi repassado à prefeitura de Uberaba em 2022. O município ofereceu à Atlas Agro o terreno e isenção fiscal. “Além da grande demanda de fertilizantes no entorno, o município oferece conexão com a rede elétrica e disponibilidade hídrica”, disse Santana. O fato de o terreno ter sido autorizado para a planta da Petrobras ajudou no licenciamento ambiental, acrescentou.

Em relação à oferta de energia, o executivo afirmou que a expectativa é ter uma ou duas fornecedoras de energia fotovoltaica e eólica para a unidade industrial.

A região em um raio de até 500 quilômetros de Uberaba consome por ano mais de 2 milhões de toneladas de fertilizantes nitrogenados. No Brasil, o consumo desses fertilizantes é de 12 milhões de toneladas por ano. “Temos a ambição de instalar de sete a nove indústrias no país até 2040”, disse.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), os investimentos anunciados em fertilizantes no país até 2028 somam US$ 5,58 bilhões.

GloboRural, 21/02/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo