Atraso das monções tardam a semeadura da safra Kharif, na Índia

A Índia já sente os efeitos do El Niño, as monções que são vitais para o cultivo está em lento progresso, atrasando a semeadura das principais culturas da safra Kharif, como o arroz, oleaginosas e leguminosas.
De acordo com Santosh Jhanwar, executivo-chefe de uma empresa indiana que oferece serviços aos produtores locais, a Agriwatch, disse “Há um atraso de 10 a 12 dias na semeadura nas principais regiões agrícolas. Qualquer atraso adicional levará a um rendimento menor”.
Quanto a situação das regiões indianas, em geral a deficiência em chuvas é de 37% no momento. A monção chegou em Kerala no dia 08 de junho, região sul do país, sendo que o normal seria no dia primeiro, tendo 61% de deficiência em chuvas. Na parte central da Índia, principal zona agrícola a deficiência chega 55%, outras regiões como a leste e nordeste estão em níveis mais brandos com 21%, no caso da zona noroeste a vinda do ciclone Biparjoy trouxa chuvas abundantes na região.
A falta de chuvas compromete a umidade do solo, retardando o plantio de sementes, pois os agricultores indianos precisam de 5 a 6,5 cm de água no solo. Dentre a culturas, a soja por requerer uma grande quantidade de água será a mais afetada, contribuindo para uma menor produção deste produto.
The Economic Times – Adaptado GlobalFert, 21/06/2023.



