Mercado

Banco Mundial analisa cenários de impacto para o petróleo e faz alerta sobre fertilizantes.

O Banco Mundial alertou na segunda-feira para a possibilidade de um choque no preço do petróleo se o ataque implacável de Israel a Gaza precipitar um conflito mais amplo no Médio Oriente.

A instituição afirmou no seu mais recente relatório Perspectiva dos Mercados de Commodities que, embora espere que os preços do petróleo subam de 85 para 90 dólares por barril neste trimestre, no pior dos cenários, a organização projeta que o petróleo possa atingir 157 dólares por barril.

Salientou que um choque desta magnitude aumentaria significativamente o custo de produção e transporte de fertilizantes, o que, por sua vez, serviria para minar ainda mais a segurança alimentar global.

Acrescentou que um aumento nos preços do gás natural e do carvão, ou uma interrupção nas exportações de fertilizantes nitrogenados dos produtores regionais, também poderia exercer uma pressão para um aumento sobre os preços dos fertilizantes.

O relatório da instituição passou a delinear três cenários de risco baseados em eventos na região, com a guerra civil na Líbia em 2011 (cenário mais brando), a guerra do Iraque em 2003 (cenário intermediário) e o embargo petrolífero árabe em 1973 (cenário mais crítico), além dos impactos que cada um teria caso se concretizasse.

FertilizerDaily, 01/11/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo