Mercado

Bangladesh anuncia leilão de 950 mil toneladas de TSP, DAP e MOP  

O Ministério da Agricultura aprovou a importação de fertilizantes em Bangladesh para suprir a demanda do ano fiscal 2026-27 através de empresas privadas. 

A medida contempla a compra de 200 mil toneladas de TSP, 500 mil toneladas de DAP e 250 mil toneladas de MOP. Além disso, a autoridade estatal pode ajustar esses volumes finais conforme a necessidade do mercado local.  

O processo impõe o limite máximo por proposta de 40 mil toneladas de DAP e 30 mil toneladas de TSP e MOP. O regulamento estabelece que os vencedores do leilão concluam o embarque marítimo dos produtos no prazo de 45 dias. Segundo o comunicado, o governo aplicará multas severas sobre atrasos injustificados que não decorram de força maior.  

Bangladesh no mercado Global de fertilizantes 

O país é grande importador de fertilizantes, sendo que produz apenas uma pequena parte de sua demanda interna. As importações via leilão são subsidiadas pelo governo.  

Para o Brasil, Bangladesh não representa uma origem relevante de fertilizantes, mas a constante importação do país pode ser um indicador do aquecimento do mercado e consequente direcionador de preços de impacto limitado. 

Ministério da Agricultura Bangladesh, adaptado por GlobalFert em 10/08/2026

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo