Mercado

Belarus encontra dificuldades para exportar cloreto de potássio

Ao longo dos 11 meses do ano passado, o saldo negativo do comércio de bens de Belarus voltou a aumentar. Para o governo atual isso é uma má notícia, pois as exportações têm papel importante para o crescimento da economia belarussa. As autoridades têm como meta aumentar as exportações em 7,6%.

De acordo com Belstat, entre janeiro e novembro do ano passado, o déficit no comércio de bens cresceu para 2,5 bilhões de dólares. Ao longo do ano, com exceção de setembro, a balança comercial de Belarus foi negativa. Em novembro, o déficit cresceu para 380 milhões de dólares.

O principal mercado para os produtos de Belarus é a Rússia, representando mais de 60% das exportações belarussas. Porém, os produtos de Belarus, sofrem forte concorrência de produtos russos, diminuindo o lucro e cedendo espaço no mercado.

Fora da Rússia, a China se mostra como um bom parceiro comercial para Belarus. A maior parte dos fertilizantes belorrussos é agora vendida para o gigante asiático. Entretanto, mesmo que a China queira comprar mais fertilizantes do país, não será possível aumentar a oferta ao mercado chinês devido a problemas logísticos. A rota ferroviária de fornecimento de fertilizantes belarussos à China no ano de 2023 já estava quase em sua capacidade máxima.

“De acordo com dados operacionais, Belarus carregou e despachou mais de 1.500 comboios para a China, tanto em rotas terrestres como utilizando os portos russos, o que representa 50% mais do que no ano passado”, afirmou a empresa ferroviária belarrussa em um comunicado.

Incapazes de aumentar as exportações para cumprir os seus planos de crescimento econômico, as autoridades belarussas terão mais uma vez de confiar na procura interna.

Belarus, é um importante produtor de cloreto de potássio, o país é sede da BelarusKali, empresa estatal que extrai o minério de potássio, além de comercializar. Antes das sanções ocidentais, era uma importante origem de potássio para o mercado internacional, destacando-se por seus preços competitivos.

BelMarket, 09/01/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo