Mercado

Belarus quer aumentar seu escoamento pela Rússia e Irã para destinar fertilizantes à Índia

Belarus procura a possibilidade de estabelecer corredores logísticos e rotas para a Índia através da Rússia e do Irã, de acordo com anúncio feito pelo embaixador do país na Rússia, Dmitry Krutoy, durante a sua visita a cidade russa de Astracã, localizada próxima ao Mar Cáspio.

De acordo com o diplomata, “O objetivo é encontrar uma tarifa média efetiva para a entrega em Astracã, e para o transporte para o Irã, até terminar com um corredor para a Índia.”

Dmitry lembrou que há dois anos, devido a sanções, a Belarus foi forçada a redirecionar o fornecimento da sua carga para portos russos.

Segundo o diplomata, Belarus pretende expandir a gama de mercadorias para transbordo através dos portos de Astracã. “A empresa Russian Railways reteve para nós todo o volume de descontos dependendo do tipo de carga. A modernização da infraestrutura portuária na região de Astracã continua, os processos estão sendo acelerados”, observou o embaixador.

Rússia, Índia e Irã assinaram um acordo intergovernamental sobre a criação de um corredor de transporte multimodal Norte-Sul em 2000. Posteriormente, o número de participantes aumentou para 14. O objetivo do projeto é atrair o trânsito de fluxos de carga da Índia, Irã e os países do Golfo Pérsico através da Rússia até a Europa. Esse corredor, quando comparado com a rota marítima pelo Canal de Suez, possui uma distância reduzida quase pela metade, reduzindo o tempo e o custo do transporte. O projeto une diversos sistemas de transporte de diferentes países.

TASS, 06/02/2023.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo