Mercado

Belarus tenta driblar sanções para vender fertilizantes potássicos – GlobalFert

Diante do conflito internacional na Europa, diversas sanções sobre a Belarus vêm acontecendo, o que prejudica o sistema de pagamento interno e dificulta a logística. Entre os embargos, o governo de Belarus teve seu comércio de fertilizantes potássicos afetado, não sendo mais capaz de exportar parte de sua produção, onde apenas a Belarusian Potash Company (BPC) possuía permissão de venda. Antes dos acontecimentos, o país escoava sua produção pelos portos da Lituânia, integrante da União Europeia, que consequentemente aderiu as sanções.

Desta forma, a partir de amanhã (06/04), como uma tentativa de driblar estas sanções norte americanas, o governo pretende emitir licenças de exportação para solucionar a problemática, permitindo que empresas de outros países comprem diretamente da Belarus e exportem o produto, escapando das sanções. O objetivo do governo é impedir que as minas sejam desativadas por um longo período e assegurar o pagamento dos 22 mil funcionários da Belaruskali.

“O cenário de sanções aliado à guerra na Europa gera dificuldades em relação ao fornecimento de cloreto de potássio mundial e essa seria uma alternativa que beneficiaria tanto a Belarus, quanto países que têm como principal fornecedor de potássio a Belaruskali. Contudo, questões logísticas e econômicas ainda levantam incertezas quanto ao sucesso das operações.” Disse Marília Morelli, analista do GlobalFert.

Globalfert, 05/04/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo