Mercado

Belgica defende fertilizantes potássicos da Bielorússia em meio à crise políticas

O governo belga pediu às autoridades da União Europeia que aliviassem as sanções contra a importação de fertilizantes à base de potássio da Bielorússia: eles foram introduzidos em junho deste ano, após o pouso forçado de uma aeronave pertencente à Ryanair. Dentro dessa estrutura, a importação de fertilizantes à base de potássio é permitida apenas com um teor de potássio na faixa de 40-62%. O governo belga pede um desvio de até 2% do nível permitido atualmente.

As empresas europeias enfrentam problemas alfandegários, já que o teor de potássio dos agroquímicos importados às vezes é maior do que o permitido pelas sanções. Eles argumentam que a situação pode piorar para a própria União Europeia se Belaruskali encontrar outros compradores. Então, as empresas serão forçadas a comprar fertilizantes à base de potássio de outros países e seus preços podem subir.

No ano corrente, os altos preços das safras ajudaram a compensar o impacto de um forte aumento no custo dos fertilizantes à base de potássio, permitindo que os agricultores comprassem a quantidade necessária para aplicar no solo. No entanto, o alto custo dos agroquímicos pode alimentar a inflação dos alimentos em todo o mundo em meio ao aumento da fome, especialmente nos países mais pobres.

Fertilizerdaily, 22/10/2021
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo