Mercado

Brasil em busca de novos fornecedores de fertilizantes

Os agricultores brasileiros começaram a procurar novos exportadores de fertilizantes minerais, temendo uma redução na oferta da Rússia em meio à crise geopolítica que assola o planeta. A situação atual pode sustentar a já alta inflação global de alimentos.

O Brasil é o maior produtor mundial de café, soja e açúcar, importante fornecedor de milho e carne bovina, e o mais dependente das superpotências agrícolas do fornecimento externo de fertilizantes minerais, importando cerca de 85% de suas próprias necessidades. Ao mesmo tempo, a Rússia responde por até 20% de suas importações. No entanto, o Ministério da Indústria e Comércio da Rússia recomendou que as empresas químicas domésticas suspendam temporariamente a exportação de fertilizantes minerais.

O aumento do custo das culturas cultivadas no Brasil provavelmente levará a preços mundiais mais altos dos alimentos. Já no ano passado, agricultores de todo o mundo enfrentaram um forte aumento no preço dos fertilizantes minerais devido ao alto custo do gás natural necessário para sua produção, a crise energética na China e o furacão Ida nos Estados Unidos, que levaram a uma redução produção mundial de agroquímicos.

O Ministério da Agricultura do Brasil planeja abordar o Canadá, o maior produtor de fertilizantes à base de potássio, para contratar suprimentos adicionais.
Superando dificuldades constantes devido à dependência de importações, o governo brasileiro decidiu implementar um projeto nacional para estimular a produção de fertilizantes minerais no país. No entanto, levará anos até que os agricultores possam colher quaisquer benefícios.
No momento, o aumento dos custos de compra de fertilizantes minerais não permite que os agricultores brasileiros aumentem suas safras de grãos para compensar a interrupção do fornecimento da Rússia e da Ucrânia.

Fertilizerdaily, 11/03/2022
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo