Mercado

Brasil foi o mercado mais importante para Uralkali no 3º trimestre

O mercado mais ativo para a produtora de potássioUralkali, durante o terceiro trimestre deste ano, foi o brasileiro. A companhia russa, que divulgou os resultados financeiros nesta quinta-feira, citou números da Associação Nacional de Difusão de Adubos (Anda) para afirmar que as exportações para o Brasil vão crescer em 2014.

Segundo a Anda, as importações brasileiras de potássio cresceram 2% entre janeiro e setembro deste ano na comparação com 2012, para 5,95 milhões de toneladas. A Uralkali diz que vai aproveitar a demanda contínua, mas não divulgou projeções de vendas.

De acordo com a empresa, nos últimos dez anos a demanda mundial por potássio cresceu, em média, 0,9% ao ano, enquanto a capacidade de produção das empresas subiu 3% ao ano. “Esse fosso na relação oferta/demanda resultou na redução dos preços do potássio a partir de 2012 e que devem continuar no ano que vem”, disse em comunicado ao mercado. 

A Uralkali divulgou que sua receita líquida no terceiro trimestre caiu 21% na comparação com o mesmo período de 2012, para US$ 697 milhões. E a receita bruta caiu 19%, para US$ 856 milhões.

Valor Econômico, 26/12/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo