Mercado

Brasil recorre a Organização Mundial do Comércio para manter abastecimento de fertilizantes

A OMC (Organização Mundial do Comércio) deve criar iniciativa para manter o fluxo de comércio de fertilizantes livre de sanções enquanto durar a guerra na Ucrânia. Tratou-se de pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL) à diretora-geral da organização, Ngozi Okonjo-Iweala, que o visitou em Brasília na 2ª feira (18.abr.2022). O esforço de Okonjo-Iweala deve anteceder a 12ª Conferência Ministerial da OMC, em junho em Genebra (Suíça), dada a urgência. Ela disse que o temor de falta de fertilizantes deve ser discutido com os Estados Unidos –país que impôs o maior número de sanções contra a Rússia

Rússia e Belarus são os principais fornecedores de fertilizantes ao Brasil, Índia e outros produtores agrícolas. Sanções comerciais aplicadas pelos EUA e seus aliados têm potencial para inibir o trânsito desses insumos e também dos de  sementes. A França afirmou que, com as sanções e embargos comerciais adotados contra a Rússia, se faz necessário um esforço maior dos países produtores de alimentos para ampliar o acesso aos fertilizantes. O Itamaraty manteve contato com exportadores dos insumos: EUA, Nigéria, Marrocos e Irã. O Ministério da Agricultura liderou iniciativa com o Canadá.

A diretora-geral da OMC afirmou que espera ver os EUA engajados nessas negociações para a retomada do Órgão de Apelação. Mas a decisão envolve todos os integrantes da organização. A reforma da OMC será um dos principais tópicos da conferência de junho.

Leia mais no texto original: (https://www.poder360.com.br/economia/brasil-pede-a-omc-meio-para-manter-comercio-de-fertilizantes/).

Poder360, 19/04/2022.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo