Mercado

Camex diminui imposto para importações

O governo federal decidiu conceder incentivo para alguns tipos de fertilizantes, tratores rodoviários para semirreboques e sobre automóveis híbridos, visando atrair investimentos

– A Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu o Imposto de Importação incidente sobre alguns tipos de fertilizantes, tratores rodoviários para semirreboques e sobre automóveis híbridos.

A medida consta de resolução publicada no Diário Oficial da União que altera a Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum do Mercosul (Letec).

No caso dos tratores, dois tipos enquadrados como ex-tarifários tiveram a alíquota do imposto, que era de 35%, zerada. Já os automóveis de passageiros foram classificados em diferentes ex-tarifários, beneficiados com redução da alíquota original de 35% para várias outras menores. Veículos desmontados com sistema de tração elétrica, por exemplo, tiveram a tarifa zerada. Alguns tipos semidesmontados serão taxados a 5% e a 2%. As tarifas reduzidas valem por 12 meses. Os fertilizantes contemplados na resolução, que consistem em adubos minerais ou químicos, também tiveram alíquota de importação zerada – antes era de 6%. A resolução da Camex ainda retira da Letec quatro outros itens: monocloroacetato de sódio; alguns tipos de pentóxido de difósforo e ácido fosfórico; diamantes, mesmo trabalhados, mas não montados nem engastados; além de montanha-russa com percurso superior ou igual a trezentos metros.

DCI, 22/09/2014

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo