Mercado

Canadá lista fosfatos como minerais essenciais para o país 

Arianne Phosphate, uma empresa de mineração de fosfato que promove o projeto Lac à Paul na região de Saguenay-Lac-Saint-Jean, em Quebec, disse que o governo canadense adicionou fosfatos à sua lista de minerais críticos. Isto significa que o mineral é considerado essencial para a economia canadense e para a segurança nacional, essencial para a transição para uma economia sustentável de baixo carbono, e é um mineral com oferta limitada. Com a sua adição, o Canadá junta-se às suas duas províncias, Quebec e Ontário, bem como à União Europeia, no reconhecimento da importância dos fosfatos.

Hoje a Arianne Phosphate possui o maior depósito de fosfato do mundo. Com sede em Quebec, a empresa pode produzir concentrado de fosfato de altíssima pureza, ideal para uso em fertilizantes e aplicações industriais, incluindo a produção de ácido fosfórico purificado (PPA). O PPA é um ingrediente necessário para fabricar baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), e muitos analistas do setor estão vendo uma grande escassez nos próximos anos.

De acordo com o anúncio da Arianne Phosphate de janeiro de 2024, a empresa está atualmente conduzindo um estudo de pré-viabilidade (PFS) para explorar a possibilidade de construir uma planta de produção de ácido fosfórico em grande escala na região de Saguenay, em Quebec, Canadá. A planta será capaz de processar concentrado de fosfato magmático de alta pureza em ácido fosfórico purificado para uso em importantes indústrias downstream. Atualmente, espera-se que a planta seja capaz de produzir 350 mil toneladas de PPA para baterias. A instalação também produzirá mais de 200 mil toneladas de fertilizantes especiais e ração animal.

Fertilizer Daily, 12/06/2024.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo