Mercado

Cenário do mercado de Fertilizantes do Canadá

Os preços mundiais dos fertilizantes minerais estabeleceram um novo recorde em meio à queda na produção devido ao alto custo do gás natural na Europa e a crise energética na China. Certas dificuldades são observadas na logística. As taxas de frete dobraram desde o início deste ano, são poucos os contêineres marítimos e um número recorde de navios está nos portos aguardando carregamento.

Portanto, Matt Conacher, Gerente Sênior de Cooperativas Federadas (Canadá), aconselhou os agricultores a comprar e entregar a maior parte da quantidade necessária de fertilizantes minerais agora para evitar a escassez durante o auge da estação de plantio. Eles também precisam fazer análises de solo para entender a quantidade de fertilizantes minerais que precisam aplicar.

“Se você atrasar a compra de fertilizantes minerais, especialmente fertilizantes de fósforo, que o Canadá importa em 100% do volume, então no início da temporada de semeadura eles podem não estar mais disponíveis aos agricultores. A situação dos fertilizantes nitrogenados não apresenta esse risco, uma vez que são produzidos internamente e não dependem muito de importações. Mas a escassez de fertilizantes de nitrogênio ainda é possível devido à forte demanda nos EUA e do Brasil”, disse Matt Conacher.

Por outro lado, Todd Lewis, presidente da Associação de Produtores Agrícolas de Saskatchewan, diz que não há pior momento para comprar do que agora. Os agricultores coletaram safras relativamente pequenas e não estão dispostos a desembolsar muito dinheiro adiantado em fertilizantes minerais. Segundo ele, os altos preços dos agroquímicos podem obrigar os produtores de milho a reduzir sua área plantada e, com isso, liberar algum volume de fertilizantes minerais, o que vai equilibrar a oferta e a demanda no início da primavera. Como último recurso, os agricultores podem simplesmente reduzir sua taxa de fertilização.

Mas Todd Lewis concorda com Mat Conacher que a análise do solo precisa ser feita neste outono, uma vez que nem todos os fertilizantes foram absorvidos pelas plantas – como evidenciado pelo baixo rendimento – e o solo pode já ter transporte para a próxima temporada.

Fertilizerdaily, 25/10/2021
Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo