Mercado

Centrex Metals fornecerá rocha fosfática para a Nova Zelândia

A empresa australiana Centrex Metals assinou um acordo com a cooperativa neozelandesa Ballance Agri-Nutrients para o fornecimento de um lote experimental de fosforitos no valor de 5 mil toneladas do projeto Ardmore (Queensland). A Ballance Agri-Nutrients produz fertilizantes minerais para agricultores da Nova Zelândia.

A entrega estará sujeita à conclusão da construção da instalação de mineração de fosforita da Centrex Metals em breve e à obtenção de todas as licenças necessárias para iniciá-la. Além disso, a Ballance Agri-Nutrients pode recusar unilateralmente a compra de fosforitos da Centrex Metals no prazo de três anos a partir da data de envio do lote piloto.

“A Centrex Metals está orgulhosa deste acordo e espera desenvolver nossa parceria com a Ballance Agri-Nutrients”, disse Robert Mencel, diretor administrativo da Centrex Metals. “Graças a ele, 90% da rocha fosfática que será extraída nos próximos três anos será fornecida a clientes na Austrália, Nova Zelândia e Ásia.”

As reservas do projeto Admore somam 16,2 milhões de toneladas de pentóxido de fósforo com teor médio de 27,8% e cutoff – 16%. De acordo com os resultados da exploração geológica, os depósitos de fosforita estão localizados em profundidades rasas e podem ser trabalhados em pedreira, além disso, por enriquecimento, o material argiloso pode ser facilmente removido, obtendo-se um concentrado de alta qualidade. Pode estar em demanda na Austrália e Nova Zelândia, que depende da importação de rocha fosfática, principalmente do norte da África.

O início da produção está previsto para julho deste ano.

Fonte: Fertilizer Daily

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo