Mercado

Chanceler brasileiro quer flexibilizar sanções dos EUA para ampliar comércio de fertilizantes com Irã

O Senado Federal discutiu nesta quinta-feira (24) os impactos no Brasil da guerra entre Rússia e Ucrânia. Um dos temas colocados foi a questão dos fertilizantes. O ministro de Relações Exteriores, Carlos França, que participou do debate, disse que tenta uma medida com os Estados Unidos para aumentar as importações brasileiras de fertilizantes do Irã, com o objetivo de mitigar eventuais faltas desses insumos vindos do Leste Europeu.

“Eu já pedi uma chamada ao secretário de Estado norte-americano. Espero que nas próximas semanas, nos próximos dias, ele que é um homem muito ocupado, talvez possa me atender, no sábado, como ele já se dispôs, para que nós possamos justamente ver uma possibilidade de minimizar as sanções em relação a fertilizantes, e a possibilidade de que o Brasil possa ter um waiver para importar mais do Irã”, disse o chanceler.

O Irã enfrenta sanções dos Estados Unidos, e o mecanismo waiver – um pedido de dispensa de cumprimento de cláusulas contratuais – poderia abrir margem para o afrouxamento dessas exclusões.
França lembrou ainda ainda da importância do país do Oriente Médio no mercado de ureia. “O Irã é um grande produtor de ureia, que é necessária para o nosso agronegócio, e tem com o Brasil uma conta de barter, que permite comprar alimentos, medicamentos aqui no Brasil. Eu queria um ’ do governo norte americano, que é quem aplica as sanções ao Irã, para que nós possamos aumentar o comércio de fertilizantes”, disse. As operações de barter permitem que produtores rurais comprem insumos e o pagamento seja feito com a própria produção.

Canalrural, 24/03/2022
Fonte da Imagem: Unsplash

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo