MercadoProdução

Chuvas precoces aumentam demanda por fertilizantes no sudoeste da Índia e podem trazer otimismo para alguns setores

As chuvas pré-monção impulsionaram a demanda por fertilizantes no sudoeste da índia. O Departamento de Agricultura forneceu o suficiente para a maioria dos agricultores durante a temporada kharif em maio, no entanto, o fornecimento de DAP ficou abaixo da quantidade necessária.

A chegada antecipada das monções do sudoeste, cerca de 10 a 15 dias antes do previsto, pode trazer otimismo para alguns setores, especialmente aqueles ligados à agricultura e à economia rural em geral, dizem especialistas. Embora ainda seja necessário ficar atento aos dados relacionados à precipitação cumulativa e à distribuição regional, o início precoce é amplamente visto como um fator macroeconômico positivo, acrescentam.

“Este é um desenvolvimento altamente positivo para a economia indiana e os mercados internos. É particularmente benéfico para a agricultura e a economia rural em geral, que dependem fortemente de chuvas pontuais”, disse Narendra Solanki, Chefe de Pesquisa de Ações (Fundamental) da Anand Rathi Shares & Stock Brokers. Paralelamente a isso, também observamos uma queda constante da inflação e uma tendência de queda nas taxas de juros. Esses três fatores — início das monções, queda da inflação e potenciais cortes nas taxas — juntos criam um ambiente macroeconômico muito favorável”, acrescentou Solanki.

Com o início da temporada de semeadura, as empresas de fertilizantes, agroquímicos e sementes estão se beneficiando das chuvas precoces, que auxiliam no plantio oportuno e melhoram as perspectivas de produtividade.

The Times of India / Money Control, adaptado GlobalFert, 28/05/2025.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo