Mercado

Como os agricultures driblam a escassez e os altos preços dos insumos?

O ano de 2021 tem sido desafiador para todos os setores da economia devido à pandemia do novo coronavírus, em especial para o agronegócio, setor responsável por alimentar 800 milhões de pessoas em todo o mundo, conforme recente estimativa da Embrapa. A principal queixa dos produtores tem sido em relação a escassez e consequente alta de preços dos adubos sólidos, com destaque à ureia e aos pertencentes ao complexo N-P-K, além dos próprios defensivos agrícolas, principalmente herbicidas e inseticidas. Muitos produtos registraram aumento de 50 a 100%.

“Temos vários fatores atuando nessa conjuntura. Faltam ativos na China, nosso principal fornecedor. O país asiático enfrenta uma grave crise energética e muitas fábricas foram fechadas por pressão ambiental. O frete marítimo também encareceu absurdamente e faltam contêineres para transportar insumos. Também estamos registrando atrasos na entrega das mercadorias, pois rotas antes diretas entre China e Brasil, agora, param na Europa”, relata o engenheiro agrônomo e gerente Nacional de Pecuária da Oro Agri, Ricardo Frugis.

Enquanto a adubação de base busca corrigir a fertilidade do solo, principalmente quanto a possíveis carências de Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K), a adubação foliar procura compensar a deficiência de micronutrientes como Zinco (Zn), Manganês (Mn), Boro (B) e Molibidênio (Mo), elementos essenciais ao desenvolvimento da planta.

“A adubação foliar é uma tecnologia complementar à adubação de base, uma não substitui a outra, mas como o cenário é desfavorável para aquisição de fertilizantes sólidos, o adubo foliar pode ajudar a melhorar a recuperação e a aumentar a produtividade da pastagem enquanto a situação não se normaliza”, aponta o engenheiro agrônomo e gerente Nacional de Pecuária da Oro Agri.

Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) comprovou a eficácia da tecnologia testando quatro diferentes tratamentos durante o período seco: um de controle (sem aplicação de qualquer adubo), um com ureia (110kg/ha) em aplicação única; outro, também com aplicação única, mas que recebeu 2l/ha de adubo foliar com um mix de nutrientes, à base de óleo essencial de casca de laranja (ORO-GRASS™), e um onde foi utilizado tanto ureia (110kg/ha) quanto ORO-GRASS (2l/ha).

Agrolink, 07/12/2021
Fonte da Imagem: Freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo