Mercado

Crise do Mar Vermelho afeta Importações de fertilizantes da Índia

A escalada da crise no Mar Vermelho está afetando o fornecimento de fertilizantes para a Índia, causando preocupações de que possa haver uma escassez antes de sua principal safra, a Kharif, informou a Hindu Businessline na terça-feira.

A publicação mencionou que a Jordânia e Israel, dois importantes fornecedores para os indianos, ainda não conseguiram enviar cerca de 100 mil toneladas de fertilizantes para a Índia. Os navios estão relutantes em transitar pelo estreito de Bab al-Mandeb, passagem ao sul do Mar Vermelho utilizada para chegarem até a Índia. Atualmente o estreito está sofrendo ataques do grupo Houthi.

De acordo com a Hindu Businessline, a Índia importa cerca de 600 mil toneladas de ácido fosfórico, 3,7 milhões de toneladas de fosfato natural e 500 mil toneladas de cloreto de potássio da Jordânia todos os anos. O país também importa anualmente 500 mil toneladas de cloreto de potássio de Israel.

Desde que a China impôs restrições às exportações de fertilizantes, a Índia, um dos maiores compradores de fertilizantes do mundo, tem adquirido cada vez mais produtos da Rússia e do Oriente Médio.

Em alguns casos, cargas destinadas a Índia estão sendo transportadas ao redor do Cabo da Boa Esperança para evitar ataques do grupo Houthi, acrescentando 15 dias ao tempo de viagem e aumentando os custos de frete.

FertilizerDaily, 17/01/2023

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo