Mercado

Crise geopolítica pode ameaçar agricultura brasileira

A crise internacional envolvendo Rússia, Ucrânia e Bielorrússia e a queda na importação de fertilizantes minerais para o mercado brasileiro preocupam os empresários do país.

“O Brasil importa cerca de 85% dos fertilizantes minerais de que precisa. Este ano esperamos colher uma safra recorde e esperamos uma resolução da crise. No entanto, a saúde da agricultura brasileira depende da ação russa e das sanções dos EUA”, disse Ricardo Tortorella, diretor executivo da Associação Nacional de Fertilizantes do Brasil.

De acordo com Ricardo Tortorella, no momento a maior preocupação é a situação do cloreto de potássio, que não é produzido no país.

Bielorrússia, Canadá e Rússia são os principais fornecedores de cloreto de potássio. O Brasil importa cerca de 2 milhões de toneladas de cloreto da Bielorrússia e outros 2 milhões de toneladas da Rússia.
Apesar da situação tensa, Ricardo Tortorella está no início da flexibilização da crise internacional e do levantamento das sanções contra a Bielorrússia.

Ele também espera que, após a conclusão da venda da fábrica de fertilizantes nitrogenados pela Petrobras para a Acron , o Ministério da Agricultura do Brasil receba uma oferta de fornecimento adicional de agroquímicos da Rússia.

Fertilizerdaily, 09/02/2022
Fonte da Imagem: freepik

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo