Mercado

De acordo com Credit Suisse preço do Cloreto de Potássio apresenta “Risco de queda significativo”

Os preços da Cloreto de Potássio enfrentam “risco de queda significativo”, disse o Credit Suisse, alertando sobre a perspectiva de um maior crescimento nos estoques – após um trimestre recorde para a produção norte-americana do nutriente.

O banco disse que, embora o consumo de Cloreto de Potássio “tenha sido saudável” até agora este ano, parece ter “pouco espaço para a surpresa” em termos de crescimento adicional.

Em contrapartida, no lado da produção, houve a perspectiva de construção de novas fontes no segundo semestre deste ano e em 2018.

A capacidade extra disponível inclui a mina Bethune de US $ 4,1 bilhões no Canadá, de propriedade da K + S, com sede na Alemanha. E dois projetos desenvolvidos pela EuroChem, de propriedade do magnata russo Andrei Melnichenko.

Com os inventários já “totalmente reabastecidos”, o banco registrou alto risco de queda para os preços do Cloreto de Potássio, “particularmente agora”, em um momento em que muitos investidores têm “expectativas elevadas” de valores.

“Continuamos a ver os riscos de preços para o segundo semestre de 2017 e para 2018, à medida que a demanda diminui na fraca economia dos agricultores, a volatilidade cambial e os estoques de recuperação”.

Registro de saída

Os comentários seguem os dados da PotashCorp, o gigante canadense de Cloreto de Potássio que se funde com o rival Agrium, mostrando que os estoques de potássio de produtores norte-americanos atingiram 3,40 milhões de toneladas a junho, um ano de alta e até 29% até agora em 2017.

A produção de Cloreto de Potássio da América do Norte atingiu 1,95 milhões de toneladas em junho, levando o total para o período de abril a junho para 5,69 milhões de toneladas – o máximo observado em qualquer trimestre.

A produção aumentou 25% em relação ao período de abril a junho de 2016.

A demanda, enquanto isso no trimestre teve aumento de 7,2% em relação ao ano anterior, com um aumento nas exportações compensado, em parte, por vendas mais fracas na própria América do Norte.

Os preços aumentam

Os preços mantiveram-se apesar dos suprimentos crescentes, ficando em US $ 255 a tonelada no meio-oeste dos EUA, um ganho de 2,0% na semana e 4,1% em relação ao mês passado, de acordo com o corretor do Canadá Raymond James.

Ele atribuiu a resiliência dos preços a “qualquer alívio de preços da nova fábrica da Saskatchewan K + S não será realizado a tempo de afetar as ofertas de outono”.

Os varejistas “voltaram ao mercado principalmente para pequenas compras para evitar a transição”.

 

Agrimoney, 30/08/2017

 

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo