Mercado

Departamento do Comércio dos EUA anuncia novas taxas de fertilizantes fosfatados para empresas russas

O Departamento do Comércio dos EUA alterou as taxas compensatórias sobre fertilizantes fosfatados vindos da Rússia, de acordo com anúncio do departamento.

As taxas variam por empresas, a PhosAgro será de 14,3%, enquanto para a EuroChem 23,77%, já para outros exportadores russos a taxa será de 16,3%. A decisão entra em vigor hoje (29). As taxas irão ser ajustadas de acordo com a decisão do Tribunal de Comércio Internacional dos EUA, no dia 19 de janeiro.

Os direitos compensatórios sobre as importações de fertilizantes fosfatados dos EUA provenientes da Rússia e de Marrocos foram introduzidos na primavera de 2021, após uma investigação lançada a pedido do maior produtor de fosfato do país, a Mosaic.

Inicialmente, a taxa para PhosAgro era de 9,19%, e para EuroChem 47,05%, outros produtores russos 17,2%. Durante o 3º trimestre de 2023, o Departamento do Comércio dos EUA aumentou a taxa do direito compensatório da PhosAgro para 28,5%. Após novo anúncio, a taxa para essa empresa caiu quase pela metade.

Interfax, 30/01/2024

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo