Desvalorização da moeda local frente ao Dólar pode agravar problemas com fertilizantes na Índia
A contínua desvalorização da rupia indiana em relação ao dólar está pressionando ainda mais o setor de fertilizantes do país. Apesar da extensão do subsídio especial pelo governo para o DAP, as empresas do setor enfrentam prejuízos significativos, ampliados pelo aumento nos custos de importação causado pelo câmbio desfavorável.
No dia 1º de janeiro de 2025, o Gabinete da União aprovou a extensão de um pacote especial de 41 dólares por tonelada para o DAP, um fertilizante essencial para a segurança alimentar da Índia.
Esse subsídio, com um impacto fiscal estimado em 45 dólares, estava programado para expirar em 31 de dezembro de 2024, mas foi prorrogado “até novas ordens”, garantindo a disponibilidade sustentável do DAP a preços acessíveis para os agricultores.
Embora a medida tenha como objetivo mitigar o aumento global dos preços do DAP, as empresas de fertilizantes que dependem de importações enfrentam desafios econômicos devido à contínua desvalorização da rupia em relação ao dólar.
Apesar do subsídio estendido, o impacto da desvalorização da rupia não é totalmente compensado, deixando as empresas de fertilizantes lidando com prejuízos significativos.
Enquanto o governo busca proteger os agricultores dos aumentos globais de preços, as empresas de fertilizantes que dependem de importações enfrentam dificuldades devido ao aumento dos custos de insumos, agravado pela taxa de câmbio desfavorável.
No caso do DAP, aproximadamente 60% do consumo total do fertilizante fosfatado no país é coberto por importações. Isso torna o impacto da desvalorização da rupia ainda mais significativo, uma vez que os custos de importação continuam a subir.
“Fomos severamente impactados pela crise da rupia desde dezembro. Sempre que o cálculo do subsídio era feito, ele se baseava na situação fiscal do momento. Mas agora que a rupia enfraqueceu, estamos perdendo dinheiro”, afirmou uma fonte de uma empresa de fertilizantes.
Os dados da indústria indicam uma queda de 30% nas importações de DAP durante o período de abril a outubro de 2024. A crise em curso pode agravar as escassezes de DAP, semelhantes às observadas durante a temporada de plantio Rabi, em outubro e novembro.
A crise renovou os apelos para reduzir a dependência de fertilizantes importados e para focar em alternativas, como ureia nano, DAP nano e superfosfato simples, a fim de gerenciar a nutrição total das plantas.
“Existem várias fontes alternativas, mas precisamos avaliar como elas são escaláveis e quão eficazes são na substituição dos fertilizantes convencionais”, afirmou Rajneesh Pandey, gerente-geral adjunto de marketing da IFFCO (Indian Farmers Fertiliser Cooperative).
DownToEarth, 08/01/2025.