Em Minas Gerais, fertilizante ajuda a multiplicar ganhos no campo

Solo fértil, planta nutrida, produção e renda garantidas. O Programa de Doação de Fertilizantes para a agricultura familiar do Governo de Minas completa um ano e os produtores já começam a colher os resultados. Em outubro do ano passado, o produtor Raílson Pereira Barbosa, do município de Virginópolis, recebeu cerca de 4 toneladas de produto, aplicadas nas lavouras e aprovou.
“Tive um resultado excelente, a absorção no solo é muito boa e a terra ficou mais macia. O resultado com a moranga japonesa foi maravilhoso, depois que eu passei a aplicar. Nas lavouras de milho que uso para fazer silagem, e na área de pastagem usada para a alimentação das vacas leiteiras, o resultado também foi muito bom.”, afirma.
Como agricultor familiar, Raílson entrega entre o leite para cooperativa e parte da produção vai para as escolas, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Ele ainda comercializa suas frutas e hortaliças em supermercados e sacolões do município.
O Programa de Doação de Fertilizantes é executado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) e a Harsco Environmental, instituição responsável pela doação do insumo.
Neste primeiro ciclo do programa, 5,7 mil toneladas foram distribuídas para 90 municípios, beneficiando 1,4 mil produtores. A área total aplicada foi de aproximadamente 4,2 mil hectares, contemplando diversas culturas, como café, cana-de-açúcar, grãos, frutas, olerícolas, forragens e silvicultura.
Segundo o Subsecretário de Política e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Caio Coimbra, os resultados reforçam a importância de iniciativas que promovam a sustentabilidade agrícola e o uso de insumos eficientes, fortalecendo a produtividade e a competitividade do setor agropecuário, especialmente na agricultura familiar.
Por uma questão de logística, os municípios atendidos pelo programa são aqueles situados num raio de 300 km do município de Timóteo, na região do Vale do Aço, onde as prefeituras e interessados devem retirar o fertilizante.
Agrolink, 11/02/2025.